Sessão especial no Senado homenageia Juscelino Kubitschek – Agenda Capital | Jornal Fogo Cruzado DF | DF IMPARCIAL

0
18
Sessão especial no Senado homenageia Juscelino Kubitschek – Agenda Capital
Sessão especial no Senado homenageia Juscelino Kubitschek – Agenda Capital
Sessão especial no Senado homenageia Juscelino Kubitschek – Agenda Capital
imagem13-09-2019-16-09-44
imagem13-09-2019-16-09-44

Sessão especial no Senado homenageia Juscelino Kubitschek   Agenda Capital
Sessão especial no Senado homenageia Juscelino Kubitschek Agenda Capital
Sessão especial no Senado homenageia Juscelino Kubitschek Agenda CapitalSessão especial no Senado homenageia Juscelino Kubitschek Agenda Capital

senado1
senado1
senado1Juscelino Kubitschek é homenageado em sessão especial do Senado. Foto: Agência Senado

Por Redação

O Senado comemorou com sessão especial, nesta quinta-feira (12), o aniversário de nascimento do ex-presidente da República Juscelino Kubitschek de Oliveira, e do Memorial JK. O homenageado nasceu em Diamantina, Minas Gerais, há 117 anos. O Memorial foi fundado há 38 anos em Brasília.

Na solenidade foram apresentados um documentário sobre o ex-presidente, produzido pela TV Senado, e o livro Memórias do Brasil: discursos de JK, uma coletânea com os discursos de Juscelino, proferidos durante os seus cinco anos de mandato como presidente do Brasil. O projeto foi desenvolvido pelo Memorial JK e publicado pelo Senado Federal.

A sessão contou com a presença de Anna Christina Kubitschek, neta de Juscelino e presidente do Memorial; do ex-senador Paulo Octávio (vice-presidente do Memorial); do pioneiro de Brasília, ex-deputado federal, Carlos Murilo Felício dos Santos, da deputada federal, Paula Belmonte (Cidadania), do senador Izalci Lucas (PSDB), do primeiro suplente de senador, Luís Felipe Belmonte, além de outras autoridades.

O deputado Lafayette Andrada (PRB) foi convidado para representar a bancada mineira da Câmara Federal.

— Minas se orgulha de ter entre seus filhos, Juscelino Kubitschek de Oliveira, grande presidente da República e grande realizador da união nacional com a construção da nossa capital — disse.

Desenvolvimento nacional

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), autor do requerimento para a sessão especial, lembrou que as primeiras obras realizadas em seu estado, o Amapá, foram no governo de JK. Entre elas, a hidrelétrica, a instalação da indústria e comércio de minérios e a inauguração da estrada de ferro.

Randolfe também ressaltou as ideias e o projeto de desenvolvimento nacional do ex-presidente, com destaque para a transferência da capital do Brasil para Brasília, como previsto desde a Constituição Federal de 1891.

— Governos que o antecederam, mesmo tendo a determinação constitucional, não fizeram. Governos que o sucederam, não fizeram obra igual na história do país. Foi a maior obra da humanidade nos séculos 20 e 21 — afirmou.

Os senadores representantes do Distrito Federal também exaltaram as obras de Juscelino. A interiorização do desenvolvimento do país foi destacada por Reguffe (sem partido–DF).

— Uma visão que falta hoje na política. Uma visão de estadista. Uma visão de homem público, com a grandeza que os homens públicos deveriam ter — disse.

Em discurso emocionado, Izalci Lucas (PSDB-DF) também elogiou a coragem de JK por fazer a integração do Brasil e realizar o Plano de Metas para a industrialização do país.

— Eu quero aqui demonstrar a minha gratidão por tudo que ele fez pelo Brasil, mas sobretudo, pelo exemplo que deixou à minha geração. Exemplo de coragem, otimismo, competência e amor ao nosso país — declarou.

Consenso

Wellington Fagundes (PL-MT) exaltou o “otimismo contagiante” e o carisma do ex-presidente para garantir o consenso.

Ele foi capaz de persuadir os seus contemporâneos e a todos nós até hoje, da possibilidade de alcançarmos desenvolvimento econômico e estabilidade política. Progresso com liberdade, sem ódio e sem rancor, respeitando quem discordava de suas opiniões — observou.

A solenidade foi encerrada com pronunciamento de André Octávio Kubitschek, bisneto do ex-presidente. Ele destacou a trajetória política de Juscelino como deputado, prefeito, governador, senador e presidente da República. Exaltou, ainda, as políticas de Estado, a busca de conciliação e de entendimento em torno do crescimento econômico do Brasil.

— Um presidente que soube compreender o brasileiro, estimular seus talentos, habilidades, e, principalmente, o amor ao Brasil. Peço a Deus para que possamos sempre honrar o que o meu bisavô fez por todos os brasileiros — concluiu.

Fonte: Agência Senado

Relacionado

Comentários

Atenção! Os comentários do Jornal Fogo Cruzado DF são via Facebook, lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios podem ser denunciados por outros usuários, acarretando até mesmo a perda da conta do Facebook.

imagem13 09 2019 15 09 59
imagem13 09 2019 15 09 59
imagem13-09-2019-15-09-59

Fonte: fogocruzadodf.com.br/destaques/sessao-especial-no-senado-homenageia-juscelino-kubitschek-agenda-capital

Compartilhe isso:

Relacionado

Conteúdo Bloqueado

Ajude-nos a crescer! Compartilhe esta matéria com seus amigos no Facebook clicando no botão abaixo para desbloquear o conteúdo automaticamente. Compartilhar é grátis!

Clicando no botões você concorda com os termos de uso e política de privacidade