Por que você deve desconectar seus filhos da tecnologia – Sempre Família | JORNAL DO POVÃO DF

0
14
Por que você deve desconectar seus filhos da tecnologia – Sempre Família
Por que você deve desconectar seus filhos da tecnologia – Sempre Família

Por que você deve desconectar seus filhos da tecnologia   Sempre Família
Por que você deve desconectar seus filhos da tecnologia Sempre Família
Por que você deve desconectar seus filhos da tecnologia Sempre Família
imagem14-08-2019-03-08-44
imagem14-08-2019-03-08-44

Se os pais pudessem listar os maiores desafios que enfrentam atualmente na educação dos filhos, com certeza o uso excessivo de tecnologia estaria entre os primeiros itens. Celulares, tablets, videogames, TV, computadores, crianças de todas as idades – inclusive os bebês – passam cada vez mais tempo na frente desses dispositivos eletrônicos e o pior é que, na grande maioria dos casos, são os próprios pais que oferecem essas telas como alternativa de distração para os filhos.

Isso se tornou um problema tão proeminente que a Academia Americana de Pediatria (AAP) divulgou uma lista com recomendações importantíssimas sobre o uso de mídia infantil. Confira o que eles aconselham aos pais:

– Bebês com menos de 18 meses: sem tela, exceto videochamada

– Crianças de 18 a 24 meses: programação de alta qualidade se os pais quiserem introduzir mídia digital; os pais devem assistir com as crianças

– Crianças de 2 a 5 anos: tempo de tela limitado a uma hora por dia de programas de alta qualidade; os pais devem ver com as crianças

– Crianças de 6 anos ou mais: limites consistentes no tempo de tela e nos tipos de mídia.    É importante também certificar se o uso das telas não está interferindo no tempo das atividades físicas, do estudo e do sono das crianças.

A AAP também recomenda que os pais estabeleçam horários sem tela (como durante o jantar) e também áreas da casa onde os dispositivos não podem ser usados (como nos quartos). Além disso, os especialistas também afirmam a importância de os pais conversarem com os filhos sobre segurança online.

O que fazer para que as telas não dominem a rotina de seus filhos

À medida que descobrimos como as crianças usam as telas de maneira prática, benéfica e limitada, é importante que os pais tenham em mente não apenas os benefícios que as crianças ganham ao limitar o tempo de tela – como aumento do sono, notas melhores, diminuição da agressividade e menor índice de massa corporal –, mas também o que elas perdem quando esse tempo não é limitado.

Aqui estão algumas coisas importantes que as crianças perdem quando estão interagindo com telas:

1. Conhecimento através dos livros

A menos que seu filho esteja usando um tablet ou computador para ler um livro ou artigo, o tempo na tela é o tempo que poderia ser gasto lendo. A melhor maneira de incentivar as crianças a ler e nutrir o amor pelos livros é lendo para elas e com elas e, claro, dando o exemplo. Faça da leitura uma parte integral da rotina de dormir do seu filho e certifique-se de que ele está passando mais tempo com os livros do que com as telas. Lembre-se do velho ditado: “As crianças aprendem a ler e depois lêem para aprender”. Se seu filho está ficando mais tempo em uma tela do que com um livro, isso é uma grande perda de aprendizado.

2. O vínculo com pais e irmãos

O tempo com a família é uma das coisas mais prejudicadas quando as crianças e os pais permitem que a tecnologia tome conta de suas vidas, afinal, todos estão o tempo todo olhando para uma tela em vez de se envolverem uns com os outros. Designar horários e locais em sua casa que são livres de tela – banindo dispositivos eletrônicos durante as refeições e conversando sobre seu dia, por exemplo – é uma maneira importante de se reconectar e realmente estar um com o outro.

3. Socialização com os amigos

A forma como as crianças brincam e se socializam hoje é muito diferente das gerações anteriores, isso é consequência, em grande parte, do uso de todos esses dispositivos tecnológicos aos quais eles estão constantemente conectados todos os dias. Quando as crianças se reúnem, elas jogam videogame, mexem no Instagram ou assistem a vídeos do Youtube no tablet. Todo esse uso de tecnologia significa que as atividades importantes para o desenvolvimento da criança, como momentos de interação social, brincadeiras e esportes ao ar livre e até os jogos não eletrônicos – como os de tabuleiro – estão ficando em segundo plano.

4. Os benefícios da atividade física

Apreciar a natureza e obter os benefícios do ar fresco e dos exercícios é algo que fica significativamente comprometido quando as crianças passam muito tempo usando dispositivos eletrônicos. A atividade física é importante para a saúde das crianças e, mesmo que a escola de seu filho tenha excelentes aulas de educação física, é fundamental que ele tenha mais momentos para isso, principalmente se for uma atividade em família. Sair, correr e brincar são atividades benéficas não só para a saúde física das crianças, mas também para a saúde mental e emocional.

5. O desenvolvimento da criatividade

Quando usamos um celular, tablet ou computador, estamos sendo passivamente entretidos e informados. Mesmo que as crianças usem os dispositivos tecnológicos para fins educacionais – ler, fazer pesquisas ou para jogos de matemática, por exemplo –, elas ainda estão absorvendo informações em vez de pensar, criar ou imaginar.

Embora sejam muitos os benefícios dos dispositivos tecnológicos em nossas vidas – como ter um mundo de informações ao nosso alcance ou poder conversar por vídeo com avós que moram a centenas de quilômetros de distância –, os pais devem estar atentos às coisas que são sacrificadas se o tempo dos filhos em frente às telas não está sendo usado com cuidado e limites. As crianças podem ter acesso a esses dispositivos de tecnologia, mas precisam prosperar no mundo real também.

Com informações de Very Well Family

***

***

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter.

Newsletter Estilo de Vida
Newsletter Estilo de Vida
Newsletter Estilo de Vida

Aqui os valores fazem parte da notícia

Clique e leia Tags: Comentários Clique aqui para cancelar a resposta.

Foto de perfil
Foto de perfil
Foto de perfil