“O Pirotécnico Zacarias” no CCBB Brasília

0
28
“O Pirotécnico Zacarias” no CCBB Brasília
“O Pirotécnico Zacarias” no CCBB Brasília

Artigos relacionados

Adriana Calcanhoto
Adriana Calcanhoto

Adriana Calcanhotto no Centro de Convenções

13 horas atrás

Sítio do Picapau Amarelo
Sítio do Picapau Amarelo

Brasiliense adapta Monteiro Lobato em longa-metragem

13 horas atrás

Espetáculo traz inovações pela mistura de linguagens do cinema e do teatro , com bonecos máscaras e projeções para encenar contos do mineiro Murilo Rubião

O Centro Cultural Banco do Brasil recebe, de 10 a 27 de outubro, o espetáculo “O Pirotécnico Zacarias”, do consagrado Grupo Giramundo. A montagem dialoga e experimenta as linguagens do teatro e do cinema, apresentando 5 adaptações de contos de Murilo Rubião, considerado um dos mais significativos escritores da literatura fantástica no Brasil.

O espetáculo é resultado da nova vertente de trabalho do grupo mineiro, que após mais de 30 anos atuando especificamente como um grupo de teatro passa a promover ações como a formação de um núcleo multimídia experimentador de uma cena de animação, convivendo com bonecos reais e suas versões digitais. Essa mistura do teatro de bonecos, vídeo, animação, música, dança e artes plásticas que originaram neste mais recente espetáculo do grupo, poderá ser visto no trabalho inédito na Capital.

A dramaturgia foi construída a partir da costura dos contos “O Pirotécnico Zacarias”, “O Ex-Mágico da Taberna Minhota”, “Teleco, o Coelhinho”, “O Bloqueio”, “Os Comensais”, todos interligados pela figura central de Zacarias, protagonista do espetáculo. Uma fábula sobre o homem contemporâneo, um herói Muriliano que, mesmo sendo mágico, é incapaz de mudar a realidade, ou mesmo de compreender sua posição nela.

“Os contos de Murilo Rubião são surpreendentemente contemporâneos e importantíssimos para a cultura brasileira. À medida que realizamos as adaptações e experimentações para construção do espetáculo, percebemos que eles vão ficando cada vez mais eloquentes e que possuem traços cinematográficos fortes. Por isso, enxergamos não só a necessidade, mas também a importância em trazer vida à obra de Rubião.”, conta o diretor Marcos Malafaia.

::Cem anos de Murilo Rubião::

Murilo Rubião é considerado um escritor muito misterioso. Reconhecido por sua importância para a literatura brasileira com obras autônomas e originais e pelos seus temas e recursos literários foi considerado um mestre em fazer o absurdo penetrar na realidade cotidiana

Admirador de Machado de Assis, apreciador de contos de fadas e fábulas, estudioso da literatura fantástica europeia, da mitologia grega e da Bíblia, o autor inicia sua produção no início dos anos 40 e publica seu primeiro conto em 1947, sendo acolhido de modo discreto pela crítica. Desarticulado dos movimentos literários brasileiros e da produção latino americana do “realismo fantástico” ou “realismo mágico”, Rubião antecede Borges, Cortázar e Gabriel Garcia Marquez, urdindo uma obra suspensa, desprendida de seu contexto e descolada de tradições estilísticas.

Perfeccionista, preferiu reescrever seus textos à exaustão do que publicar uma obra extensa. Assim, ao longo de toda a sua vida, selecionou apenas 33 contos para serem lançados em livros.

::Sobre o Grupo Giramundo::

O Giramundo foi criado em 1970, pelos artistas plásticos Álvaro Apocalypse, Tereza Veloso e Madu. O grupo montou 34 espetáculos teatrais, construindo acervo próximo de 1500 bonecos e objetos de cena. Suas montagens experimentaram o boneco em múltiplas formas, criando um variado panorama técnico e expressivo do teatro de bonecos.

Nos anos 70 e 80, a formação acadêmica e artística de seus fundadores imprimiu no grupo o rigor metodológico e atenção estética no planejamento de seus bonecos e espetáculos. Hoje, o Giramundo se transforma: a ideia de grupo de teatro, que orientou suas atividades durante 30 anos, cede espaço para um núcleo multimídia, experimentador de uma cena de animação variada, onde convivem bonecos reais e suas versões digitais.

Serviço:

O Pirotécnico Zacarias – Grupo Giramundo

De 10 a 27 de outubro

De quinta a sábado, às 20h

Domingo, às 19h30

Local: Teatro I – Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (CCBB)

Ingressos* para espetáculos no Teatro: R$ 30,00 (inteira), R$ 15,00 (meia entrada e clientes BB com Ourocard)

Vendas na bilheteria do CCBB e também no site www.eventim.com.br

Endereço: SCES Trecho 2 – Brasília/DF  Tel.: 61 3108-7600

Ci – 16 anos

E-mail: ccbbdf@bb.com.br Site: bb.com.br/cultura

Redes sociais: facebook.com/ccbb.brasilia : twitter.com/CCBB_DF : www.instagram.com/ccbbbrasilia

Confira mais informações no site: bb.com.br/cultura

Conteúdo Bloqueado

Ajude-nos a crescer! Compartilhe esta matéria com seus amigos no Facebook clicando no botão abaixo para desbloquear o conteúdo automaticamente. Compartilhar é grátis!

Clicando no botões você concorda com os termos de uso e política de privacidade