Festival Gastronômico da Serra da Mesa neste fim de semana

0
29
Festival Gastronômico da Serra da Mesa neste fim de semana
Festival Gastronômico da Serra da Mesa neste fim de semana

Artigos relacionados

Fábio Martino
Fábio Martino

Série Piano Brasileiro apresenta Fabio Martino

4 horas atrás

Seleção Brasileira
Seleção Brasileira

Seleção Brasileira empata com Senegal

6 horas atrás

O cardápio valoriza a produção dos municípios que integram a Região Turística do Vale. No cardápio, pratos com destaque para produtos regionais, como o Arroz Serra Negra e Casal Raiz

O Josephina’s – Comida de Tradição vai ser realizado nesta sexta-feira, dia 11, e no sábado, dia 12, no Centro Histórico de Niquelândia. O cardápio valoriza a produção dos municípios que integram a Região Turística do Vale da Serra da Mesa, respeita a história e os sabores seculares, e chega aliado a propostas inovadoras, dentro do programa Rotas Gastronômicas lançado pelo Governo de Goiás,  por meio da Goiás Turismo.

O 1º Festival Gastronômico do Vale Serra da Mesa vai oferecer pratos com destaque para produtos regionais, como o Arroz Serra Negra e Casal Raiz, que levam pequi, queijo e tempero especial, além da Carne de Garimpeiro com Cuscuz, Pururuca de Senzala, Ceviche Serra da Mesa, Farofa do Muquém, Queijos Temperados, Abraçadinhos na Serra, Caldo com Pururuca de Tiras e Pamonha na Chapa com Lombo de Porco.

Quem gosta de doce também vai estar bem servido: Biscoito Fervido, Bolo de Cuia, Biscoito Pau a Pique e o Quebrador de Flor Josephina’s prometem agradar. A festa vai ser no Casarão, que fica na Praça da Matriz, no Centro Histórico de Niquelândia. Minaçu, Padre Bernardo, Porangatu e Uruaçu, que ajudam a compor a Região Turística, fazem parte do Festival, assim como Mara Rosa, que participa tendo o açafrão como atração.

Os empresários de Niquelândia que vão servir suas especialidades durante essa grande festividade da culinária regional estão sendo incentivados a manter os pratos no cardápio depois do evento, contribuindo para formatar a identidade da Rota Gastronômica. Muita comida boa, atrações musicais e culturais fazem parte da programação. O Josephina’s é um festival do Programa Rotas Gastronômicas, realizado pelo Governo do Estado por meio da Goiás Turismo.

Com o sucesso alcançando pelo Caturama, no último fim de semana em Silvânia, que superou todas as expectativas de público mais otimistas, o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, afirma ter “ainda mais certeza de que acertamos na adoção de um novo modelo de festival, que trabalha de forma regionalizada, valorizando o produto feito com elementos locais, fortalecendo a economia da região e ainda oferecendo linhas de crédito especiais e resgatando pessoas em situação de vulnerabilidade”.

Programação

A abertura oficial do Josephina’s – Comida de Tradição está marcada para as 18 horas desta sexta-feira, dia 11, com apresentações culturais de Niquelândia. Além de tanta comida gostosa, vai ter Congada, Orquestra Lírios do Vale, Orquestra de Violões Sinfonia do Cerrado e shows com cantores locais. Às 20h30 começam as apresentações com os artistas do Vale Serra da Mesa e às 22h30 tem a dupla sertaneja Ivon e Ivoney.

No sábado, dia 12, a festa se inicia cedo. De manhã tem Cenáculo com Maria e atividades na Igreja São José. Como o dia é das crianças, às 11h30 tem o Mini Chef, em parceria com as escolas. Às 12h30 tem música: pagode, sertanejo, raiz e popular. No final da tarde, às 17 horas, vem as apresentações culturais do Vale e às 20h30 os artistas locais. Para fechar a festa da culinária da região, está agendado para as 21h30 o show Três Cantos com Pádua, Maria Eugênia e Tom Cris.

Rotas Gastronômicas regionalizadas – tripé

O Programa Rotas Gastronômicas reúne Sustentabilidade, Inclusão Social e Empreendedorismo. O objetivo é desenvolver a Gastronomia nos municípios goianos por meio da criação de rotas gastronômicas regionais, onde os visitantes terão a oportunidade de conhecer o potencial culinário das 10 Regiões Turísticas do Estado, movimentando a economia goiana.

A regionalização é o foco e o grande diferencial do projeto. A partir dessa iniciativa inédita, os municípios terão apoio do Governo do Estado na identificação dos produtos e realização de festividades gastronômicas, atividades de roteirização e noções de economia para agregar valor ao produto existente na comunidade.

O Programa da Goiás Turismo, além disso, vai atuar no resgate de talentos, proporcionando o exercício da cidadania e melhoria de qualidade de vida da população. A preocupação com o Meio Ambiente também faz parte do Rotas Gastronômicas, que irá promover a qualificação sobre os potenciais nutricionais, culturais, econômicos, medicinais e ambientais dos alimentos da sociobiodiversidade, relacionando-os ao movimento da Gastronomia Regional, à Agricultura Familiar, Agroecologia, Economia Solidária e Educação Ambiental.

Dentro dessa nova perspectiva, os municípios de Niquelândia (Região do Vale Serra da Mesa), Silvânia e Goiandira (Região da Estrada de Ferro), Cristalina (Região do Ouro e Cristais), Santa Rita do Araguaia (Região Pegadas no Cerrado) e Terezópolis (Região dos Negócios e Tradições) se engajaram para trabalhar regionalmente, por meio de Festivais Gastronômicos e seminários de Turismo e Gastronomia.

Cooperação técnica em favor dos goianos

A Goiás Turismo assinou Termos de Cooperação com três entidades, para beneficiar toda a sociedade. O primeiro Termo prevê a parceria com o Ministério Público do Trabalho em Goiás no Projeto Cozinha e Voz, para resgatar pessoas em situação de vulnerabilidade. O segundo deles é com o Sebrae, para capacitação. O último acordo, com a Goiás Fomento, é para oferecimento de linha de crédito especial para o Turismo.

Serviço:

Evento: Josephina’s – 1º Festival Gastronômico do Vale Serra da Mesa Data: 11 (sexta-feira) e 12 (sábado) de outubro de 2019 Horário: 18h (sexta-feira) e 11h30 (sábado) Local: Casarão Dona Antônia de Pádua, Rua E, nº 2, Centro Histórico – Niquelândia (GO)

Conteúdo Bloqueado

Ajude-nos a crescer! Compartilhe esta matéria com seus amigos no Facebook clicando no botão abaixo para desbloquear o conteúdo automaticamente. Compartilhar é grátis!

Clicando no botões você concorda com os termos de uso e política de privacidade