Acordar de manhã, o momento mais difícil para quem sofre com depressão | Jornal Fogo Cruzado DF

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Acordar de manhã, o momento mais difícil para quem sofre com depressão
Acordar de manhã, o momento mais difícil para quem sofre com depressão

Acordar de manhã, o momento mais difícil para quem sofre com depressão
Acordar de manhã, o momento mais difícil para quem sofre com depressão
Acordar de manhã, o momento mais difícil para quem sofre com depressão

A anatomia da depressão é diferente, única e exclusiva em cada pessoa. No entanto, no meio desses terríveis labirintos privados da escuridão há um elemento coincidente: os sintomas desta doença são devastadores pela manhã, quando o dia começa e a pessoa se sente sem força, sem desejo, sem respiração … Para uma pessoa com depressão, todas as manhãs são uma odisseia.

Pacientes que sofrem deste tipo de distúrbio em qualquer uma das suas variedades (depressão maior, distúrbio distímico, associado à dor …) também coincidem numa ideia muito comum. Eles gostariam de ter outro tipo de doença cujos sintomas fossem mais visíveis, até mesmo físicos … Dessa forma, o sofrimento seria mais evidente e eles teriam mais compreensão, compreensão aos olhos dos outros.

“Quanto maior a ferida, mais privada é a dor.” – Isabel Allende

Dizer, por exemplo, algo tão retumbante como “não consigo me levantar de manhã” dá uma pista clara para o psicólogo ou para o médico da atenção primária sobre o que a pessoa pode estar passando. No entanto, aos olhos de colegas de trabalho, amigos ou mesmo familiares, algo assim pode ser interpretado como descuido, preguiça ou mesmo uma desculpa para não assumir suas responsabilidades pessoais e de trabalho.

Não é fácil. Uma pessoa com depressão sente algo semelhante ao impacto de um ciclone interno: varre tudo e tudo o altera. Grande parte dos processos do nosso organismo desacelera, o metabolismo muda, a percepção da nossa realidade e a neuroquímica que causa o que é conhecido como “variação de humor diurna”.

Então falamos sobre ela.

Bom dia depressão, novamente ao meu lado

Andrea tem 46 anos e está sofrendo uma nova recaída na sua depressão, apesar de há dois anos atrás ela ter sido capaz de superá-la com sucesso graças à medicação e psicoterapia. Ela mesma pôde identificar o retorno dessa sombra embaraçosa em sua vida por um fato muito concreto: era cada vez mais difícil levantar de manhã, todos os dias os espíritos escapavam através dos tubos de apatia e negatividade, mesmo que no final, ela sabia. A depressão estava de volta.

Essa conhecida inimiga geralmente intensifica a sua presença naquelas primeiras horas por uma série de processos e dimensões muito específicos. São as seguintes:

  • A variação diurna do humor é caracterizada por um despertar carregado de sentimentos negativos, desânimo e grande fadiga física, que geralmente melhoram fracamente à medida que o dia avança.
  • Segundo vários estudos, a maioria das pessoas com depressão tem os seus ritmos circadianos alterados. Hormônios como a melatonina e o cortisol são liberados em menor quantidade ou, nos momentos errados. Algo assim causa, por exemplo, que a pessoa com depressão sofra de insônia ou até mesmo sofra alguma sonolência durante o dia.
  • Por sua vez, essa alteração nos ritmos circadianos da pessoa com depressão pode até fazê-lo sentir-se mais frio pela manhã, experimentando um nível de energia baixo ou inexistente ou mesmo incapaz de reagir a certos estímulos, dada sua baixa nível de alerta.

A isto deve ser acrescentado outro fator ainda mais exaustivo, e é o claro sentimento de não conseguir com o dia que acabou de começar. Esse desamparo e a segurança de não sermos capazes de lidar com nossas próprias responsabilidades aumentam ainda mais a sensação de que estamos perdendo completamente o controle de nossas vidas.

Como uma pessoa com depressão enfrenta a hora mais difícil do dia

Voltemos mais uma vez com a nossa protagonista, com Andrea, essa mulher que atualmente tem que enfrentar um novo episódio de depressão que ela não esperava nem esperava voltar a experimentar. Embora a depressão seja um velho conhecido em sua vida, não hesita em recorrer ao seu especialista novamente para prescrever, em primeiro lugar, a droga mais apropriada para o seu caso em particular.

“Todos nós ignoramos nossa verdadeira estatura até nos levantarmos.” – Emily Dickinson

Algo que devemos esclarecer é que as pessoas que experimentam uma sintomatologia mais intensa nas primeiras horas do dia precisam de um tipo de tratamento que as ajude a regular certos neurotransmissores que alteram seus ritmos circadianos. Além do tratamento medicamentoso, Andrea estabeleceu uma série de rotinas em sua vida que lhe permitiram lidar melhor com sua doença.

Vamos explicá-los para você abaixo.

Diretrizes para enfrentar os sintomas matinais da depressão

Em primeiro lugar, é conveniente lembrar que tanto a terapia interpessoal quanto a terapia comportamental cognitiva podem ser muito úteis para tratar esses tipos de transtornos aos quais nenhum de nós está imune.

A nossa protagonista também decidiu em primeiro lugar ir ao seu médico de família para uma análise. Ela sabe que fatos tão concretos quanto um problema na função da tireóide, um baixo nível de vitamina B12 ou até mesmo um problema no fígado, podem causar ou mesmo aumentar essa diminuição no humor e na energia da manhã.

  • Mais tarde, ela estabeleceu um programa de rotina que começa com uma série de trechos matinais. Apenas acordar, e no próprio quarto, fazer 10 minutos de exercícios suaves de ioga.
  • Ela então se força a tomar banho e se vestir.
  • O que vem a seguir é tão simples quanto terapêutico: Andrea tem alguém a quem liga todas as manhãs para obter incentivo, força e energia. No caso dela é a sua mãe. No entanto, cada um de nós pode contar com aquela amizade que sempre nos apóia, com um irmão ou uma pessoa de referência capaz de nos ajudar, motivar-nos.
  • Então Andrea toma um café da manhã calmo e sem pressa. Ela quase nunca se sente assim, mas impõe a si mesma a obrigação de fazê-lo porque sabe que o cérebro precisa daquela energia matinal para funcionar melhor.

Por último, mas não menos importante, reserva um tempo para meditar. Chega 15 ou 20 minutos. É um momento excepcional de conexão consigo mesma, onde você pode administrar um pouco mais de pensamentos e emoções negativas. Desta forma, a nossa protagonista alcança um pouco mais de calma interior, tranquilidade e motivação para enfrentar gradualmente os desafios do seu dia.

Temos certeza de que essas dicas simples também podem ser muito úteis.

Texto traduzido e adaptado pela equipa de Sábias Palavras

Autora: Valeria Sabater

Fonte: La Mente Es Maravillosa

Imagem de capa: Pixabay no Pexels

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