As famílias pertencentes às comunidades indígenas Kariri-Xocó e Tuxá, que  oram no Noroeste, receberam as chaves das casas provisórias construídas pela Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap). O acordo para a desocupação da área originalmente ocupada pelas tribos permitirá a conclusão das obras da via W9, futura Avenida dos Ipês, e demonstra a possibilidade de convivência pacífica e sustentável entre o desenvolvimento econômico e a preservação dos direitos dos povos indígenas.

Para que a transferência fosse possível, foram entregues oito casas provisórias que abrigarão as famílias das tribos Kariri-Xocó e Tuxá. O acordo entre as comunidades, a Terracap, a Defensoria Pública do Distrito Federal, a Defensoria Pública da União, o Ministério Público Federal e a Funai foi assinado em outubro de 2019, na sede da Terracap.

À época, a cacique Ivanice Tanoné, representante das duas tribos, ressaltou que o acordo se tratava de uma grande felicidade para toda a comunidade indígena. “Nossos diretos estão sendo respeitados e, agora, teremos segurança. Com o poder do grande espírito, conseguimos essa vitória”, contou na oportunidade.

Com a solução, a Terracap poderá concluir a via W9, principal avenida do Noroeste, que permite o tráfego de veículos entre o Setor de Transporte Norte (STN) e a DF 040, próximo ao Setor de Recreação Pública Norte (SRPN). O local demarcado para a construção da reserva indígena é conhecido como Arie Cruls. Na área de 14 hectares será construída, em definitivo, a Reserva Indígena Kariri-Xocó e Tuxá do Bananal-DF.

A Terracap deverá implementar, no prazo de um ano, a infraestrutura da área, que inclui o sistema de abastecimento de água, esgoto e energia. Ainda serão construídas 16 unidades habitacionais, uma estrutura de guarita, um centro cultural, sete ocas pequenas, um terreiro, além de uma casa de produção de farinha para apoiar a sustentabilidade da aldeia. Todo o perímetro da reserva foi cercado.

* Com informações da Terracap

Fonte: agenciabrasilia.df.gov.br/2020/07/08/terracap-inicia-acordo-com-comunidades-indigenas-e-w9-podera-ser-concluida

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here