No próximo dia 10 de junho, o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) comemora 32 anos. Em junho de 1988, foi criada a Companhia de Polícia Florestal dentro da Polícia Militar do Distrito Federal, e em 2010, virou o BPMA. Essa alteração possibilitou uma maior estrutura e capacidade de atuação da proteção da fauna e flora do Distrito Federal e combate aos crimes de pesca ilegal, desmatamento e queimadas. 

De janeiro a maio deste ano, o Batalhão de Polícia Ambiental registrou o resgatou de 1.136 animais silvestres, no mesmo período de 2019, foram 1.357. Apesar da diminuição nos números, o comandante do BPMA, major Elias Costa, percebeu com o período de pandemia um aumento no aparecimento de animais silvestres em zonas urbanas. “Isso se deu porque os animais aumentaram seu perímetro de andar sem a interferência do homem e avançaram para a cidade. Não está relacionado com queimadas ou diminuição de alimentos”, explicou Costa.  

O batalhão recebe em média 200 chamados, mas somente 7,5% convertem em ocorrências. “Muitas vezes recebemos ligações para falar sobre a presença de animais silvestres que não oferecem riscos. Nestes casos, orientamos e conscientizamos os moradores rurais sobre o habitat. O que não ocorre quando se trata de cobras, sempre vamos ao local”, completou o major. 

imagem07-06-2020-12-06-28
imagem07-06-2020-12-06-28
1.136 animais silvestres já foram resgatados este ano pelo BPMA. Fotos: Arquivo Agência Brasília

Resgate 

Os animais resgatados são encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS). Neste local, após a recepção do animal, os médicos veterinários e biólogos avaliam a condição com suporte laboratorial, fazem a marcação dele e a reinserção na natureza, caso seja possível.

Programações

Na próxima semana (8), serão divulgadas as atividade on-line para comemorar os 32 anos do Batalhão de Polícia Militar Ambiental e ampliar a importância do trabalho.

Sugestão de linkhttp://www.pmdf.df.gov.br/index.php/institucionais/27935-dia-mundial-do-meio-ambiente-2

Fonte: agenciabrasilia.df.gov.br/2020/06/07/batalhao-de-policia-militar-ambiental-do-df-comemora-32-anos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here