A origem de 7 expressões brasileiras que você nem imagina
A origem de 7 expressões brasileiras que você nem imagina
A origem de 7 expressões brasileiras que você nem imagina
A origem de 7 expressões brasileiras que você nem imagina
A origem de 7 expressões brasileiras que você nem imagina
A origem de 7 expressões brasileiras que você nem imagina

Não é nenhum segredo guardado a sete chaves que o brasileiro tem expressões únicas e — pode-se dizer — um tanto estranhas. Para você não trocar as bolas e ficar na lanterna, saiba o que significam e de onde vêm essas frases tão utilizadas.

1. Pagando o pato

Se você está pagando o pato, quer dizer que está sofrendo as consequências de alguma coisa que você ou outra pessoa fez.

A expressão tem origem em um conto de Giovanni Bracciolini, que fala de uma mulher que compra um pato, pagando com sexo. Quando ela cansa e não quer mais, o vendedor diz que ainda faltam 2 vinténs, que são pagos pelo marido.

2. Bicho de sete cabeças

A expressão significa que é algo complicado ou problemático e tem origem em um mito grego, na famosa Hidra. Nele, Hércules luta contra o monstro de sete cabeças e cada uma que ele cortava, nascia outras duas no lugar. Nada fácil de resolver, concorda?

3. Fazer uma vaquinha

Muito comum para ajudar amigos, a famosa vaquinha é feita com o intuito de arrecadar dinheiro para alguém.

Sua origem vem do futebol, por incrível que pareça, na década de 20. Um time brasileiro quis motivar os jogadores e disseram que se vencessem uma partida importante, ganhariam o mesmo que uma vaca no jogo do bicho, 25 mil réis, moeda da época.

4. Tirar o cavalo da chuva

Com o significado de deixar de fazer alguma coisa, essa expressão remete à época quando o cavalo era fundamental para a locomoção. Sempre que chegava em uma casa, o visitante deixava o pobrezinho amarrado na frente da casa.

Claro que não ia querer que ele se molhasse, caso chovesse, então teriam que ir embora. Daí surge a expressão, em que os donos da casa pedem para tirar o cavalo da chuva e ficar por mais tempo.

5. A cobra vai fumar

Se a cobra vai fumar, é melhor ir se preparando, pois algo grande está por acontecer (bom ou não). Com origem militar, ela surgiu na Segunda Guerra, sendo o símbolo da força expedicionária enviada à Europa. Na realidade, era uma provocação a um jornalista que disse que o país só entraria na guerra se cobras fumassem, tornando-se o símbolo e jargão da época.

6. Santo do pau oco

O santo do pau oco é uma pessoa falsa, em quem não se pode confiar. O nome se dá por causa de uma forma de burlar os impostos no tempo em que a coroa portuguesa ficava com parte do ouro do Brasil. O metal era contrabandeado dentre de imagens sacras, feitas de madeira e ocas por dentro — perfeitas para disfarçar o metal nas entregas.

7. Quinto dos infernos

Se usa essa expressão para falar de um lugar muito ruim e distante. Ainda falando em ouro e relação entre Brasil e Portugal, você se lembra que o quinto era o imposto recolhido pela coroa, certo? Quando os navios chegavam à Portugal, era comum que se dissesse “lá vem o quinto dos infernos“. Adivinha que país era relacionado aos infernos?

Conhece mais alguma expressão interessante e suas origens? Compartilhe nos comentários!

Veja também: Empregada doméstica encontra R$ 1.050 e devolve para o dono

imagem21 05 2020 13 05 52
imagem21 05 2020 13 05 52
Conteúdo Bloqueado

Ajude-nos a crescer! Compartilhe esta matéria com seus amigos no Facebook clicando no botão abaixo para desbloquear o conteúdo automaticamente. Compartilhar é grátis!

Clicando no botões você concorda com os termos de uso e política de privacidade

Compartilhe isso:

Curtir isso:

Curtir Carregando…

Fonte: xn--flashdenotcias-9lb.com.br/destaques/a-origem-de-7-expressoes-brasileiras-que-voce-nem-imagina-correio-df

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here