imagem25 10 2020 09 10 39
imagem25 10 2020 09 10 39

Ambiente criado por Oscar Mikail (Viva Decora/Divulgação)

Madeira provavelmente é o material mais nobre que existe para a confecção de móveis. E não é porque ele é natural, mas porque possui incríveis características, como resistência e capacidade de isolamento térmico. Muitos tipos de madeira servem à construção civil e à decoração de interiores. E um dos móveis que podem ser fabricados em madeira é a mesa de jantar. Uma opção clássica e cheia de charme.

Criatividade ao usar madeira em mesas de jantar A madeira – assim como seus derivados, incluindo o MDF -, como se sabe, é um material comumente usado na fabricação de mesas de jantar. Ele pode ser utilizado apenas na placa do tampo e também para dar forma a pés, travas e ornamentos. Outra opção bem moderna é intercalá-la com outros materiais – uma mesa com tampo de vidro e pés em madeira, por que não? Tudo vai depender do projeto de decoração para a sala de jantar.

Veja também

André Brandao e Márcia Varizo
André Brandao e Márcia Varizo
Ambiente criado por André Brandao e Márcia Varizo

Ambiente criado por André Brandao e Márcia Varizo (Viva Decora/Divulgação)

A mesa de jantar pode ser o maior destaque na decoração de uma sala ou pode ser uma peça mais neutra, deixando outras como o foco principal no ambiente. Seu peso visual no cenário vai depender de vários fatores, como cor e textura. Outra questão que deve ser levantada é a espessura da peça. Lembre-se que a parte do tampo deverá suportar tudo que será apoiado sobre a mesa.

By Arquitetura
By Arquitetura
Ambiente criado por By Arquitetura

Ambiente criado por By Arquitetura (Viva Decora/Divulgação)

Opções de madeiras e acabamentos para a mesa de jantar Vários tipos de madeira servem para a fabricação de peças mobiliárias. Mas vamos ressaltar o compromisso social e ambiental de apostar em matérias-primas oriundas de áreas de reflorestamento. É o caso da madeira pinus, durável, que lembra o marfim; o cedro, bastante leve e versátil; e o eucalipto, hoje a madeira mais buscada no mercado interno.

Clara Brise Arquitetura e Interiores
Clara Brise Arquitetura e Interiores
Ambiente criado por Clara Brise Arquitetura e Interiores

Ambiente criado por Clara Brise Arquitetura e Interiores (Viva Decora/Divulgação)

E não devemos esquecer de outra alternativa eco friendly, a madeira de demolição. As mesas fabricadas a partir de material de demolição, por sinal, além de serem ecológicas e sustentáveis, também são muito atraentes. A aparência desgastada das peças originais, resultado do passar do tempo, é mantida e pode combinar com vários estilos modernos diferentes de decoração. O escandinavo, por exemplo, assim como o industrial, o retrô, o campestre, o praiano e o romântico.

Mesas de jantar em madeira natural geralmente são envernizadas – sobretudo se serão utilizadas em varandas. Aliás, mesas em madeira podem ser pintadas com tinta esmalte – a que é à base d’água é uma ótima novidade. Uma técnica artesanal muito bonita também é a pátina, que dá um ar antigo. E as mesas de madeira ainda podem sofrer o processo de laqueamento ou receber revestimento com chapas vinílicas.

Veja também

Conceição Barbosa
Conceição Barbosa
Ambiente criado por Conceição Barbosa

Ambiente criado por Conceição Barbosa (Viva Decora/Divulgação)

Alguns modelos de mesas de madeira ganham destaque pelo trabalho de entalhe ou envergadura dos pés. Outros recebem uma personalização de tampo especial – é o caso das mesas com faixas decorativas em resina e as mesas com centro em ladrilho hidráulico. E ainda é possível cobrir a peça com pastilhas e massa corrida.

Revista Viva Decora e Tetriz Arquitetura e Interiores
Revista Viva Decora e Tetriz Arquitetura e Interiores
Ambiente criado por Revista Viva Decora e Tetriz Arquitetura e Interiores

Ambiente criado por Revista Viva Decora e Tetriz Arquitetura e Interiores (Viva Decora/Divulgação)

Como combinar mesas e cadeiras O design de uma mesa de jantar não pode ser pensado de forma isolada. Na verdade, deve-se refletir, sobre qual o modelo – ou os modelos – de cadeiras que irá acompanhar o móvel. Também é preciso refletir sobre outros elementos ao redor, como móveis auxiliares, acessórios e ornamentos. Todos eles podem muito bem combinar como também contrastar de forma harmônica. Vai depender da sua proposta.

Pode-se pensar em colocar na sala uma mesa com tampo claro e pé central escuro com cadeias escuras combinado. Ou se optar por uma mesa de tampo e pés na mesma cor e cadeiras de cores diferentes. Por fim, que tal cadeiras de mesma cor, mas de estilos diferentes, em conjunto com uma mesa de design clean? E ainda é possível usar cadeiras de traços simples acompanhando uma mesa de madeira cheia de ornamentos.

MIS Arquitetura e Interiores e Rocha Andrade Arquitetura e Interiores
MIS Arquitetura e Interiores e Rocha Andrade Arquitetura e Interiores
Ambiente criado por MIS Arquitetura e Interiores e Rocha Andrade Arquitetura e Interiores

Ambiente criado por MIS Arquitetura e Interiores e Rocha Andrade Arquitetura e Interiores (Viva Decora/Divulgação)

Mesas de madeira natural devem ser altamente valorizadas em qualquer decoração, por todas as suas excelentes qualidades. Esse material pode ser um grande aliado e até protagonista de uma decoração. Resistente e duradoura, uma mesa de jantar de madeira valoriza o ambiente e deixa sua casa mais bonita. Aposte nela.

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Veja também

imagem25-10-2020-10-10-09
imagem25-10-2020-10-10-09

Fonte: www.xn--flashdenotcias-9lb.com.br/2020/10/25/quer-ter-uma-mesa-de-madeira-na-sala-de-jantar-anote-nossas-dicas-antes-exame

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here