Neste domingo (18/10), em que o Brasil comemora o Dia do Médico, o governador Ronaldo Caiado juntou-se aos colegas de profissão em cerimônia virtual em homenagem à data. A solenidade marcou a posse da nova diretoria da Associação Médica de Goiás (AMG). Caiado cumprimentou o novo presidente da entidade, Washington Luiz Ferreira Rios, e citou a relevância da AMG e Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego) pelas decisões partilhadas com o Governo de Goiás em defesa da vida, especialmente durante o enfrentamento atual da pandemia do novo coronavírus. “Nada mais divino e gratificante no mundo do que a profissão de salvar vidas. O momento é de continuar essa luta, muitos desafios virão”, destacou.

O governador frisou que nesse combate à pandemia, ninguém está mais exposto que o médico e as categorias da saúde. “É uma verdadeira guerra”, disse. “Em 46 anos de formado, acredito que nunca vivemos uma situação semelhante, com mais de 150 mil mortos no país, 5.300 vítimas em Goiás e, entre elas, 21 colegas médicos”, destacou.

Como médico e governador, Caiado apontou, ainda, os desafios da área da saúde e da gestão do Estado durante e após a pandemia, com os efeitos da Covid-19 nos pacientes afetados e a crise econômica, desemprego e aumento das dificuldades das famílias vulneráveis. O governador pediu apoio da classe para a criação de um ambulatório especializado em sequelas da doença, que, como explicou, não afeta apenas o sistema respiratório, mas sim diversas áreas do corpo humano como o paladar e sistema nervoso central. 

O novo presidente da AMG parabenizou Caiado pela postura à frente da gestão estadual, assumindo decisões difíceis em nome de um bem comum. “Quero continuar no caminho da boa gestão desempenhada pelo meu antecessor, José Umberto de Siqueira. Precisamos da parceria do Governo de Goiás e de todas as entidades de saúde. Vamos continuar unidos”, disse Washington Rios. Ele também ressaltou que o momento ainda pede a manutenção dos cuidados com a saúde, como isolamento social. “Precisamos nos proteger e precisamos trabalhar”, disse o médico. 

A cerimônia de posse contou com a presença de profissionais da medicina e representantes de entidades, como o presidente da Associação Médica Brasileira, Lincoln Lopes Ferreira, a presidente do Sindicato dos Médicos do Estado de Goiás (Simego), Franscine Leão, o diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG), Antonio Fernando Carneiro, o presidente da Academia Goiana de Medicina, Lindomar Oliveira, o presidente da Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg), Haikal Helou, e outros médicos de renome. 

AMG

Fundada em 1950, a AMG contribui há 70 anos para a elaboração de políticas públicas de saúde em Goiás. Primeira entidade goiana da classe médica, a associação atua em prol do fortalecimento da categoria, qualificação e melhoria da assistência médica no Estado. Oferece aos associados diversos serviços como assistência jurídica, telemedicina, convênios e site próprio com constantes atualizações sobre a área da saúde. 

Empossada hoje, a nova diretoria foi eleita no último dia 31 de agosto. Eleitos para o triênio 2020/2023, a diretoria é presidida por Washington Luiz Ferreira Rios, com os vice-presidentes Rafael Cardoso Martinez e José Umberto Vaz de Siqueira.

Também tomaram posse a secretária geral da AMG, Regina Maria Santos Marques, o secretário adjunto, Wilzenir Brito Sandes Barbosa, o diretor financeiro, Rui Gilberto Ferreira, o diretor financeiro adjunto, Luciano Carvalho Vitorino, o diretor científico Lourival Mendes Bueno, o diretor científico adjunto, Waldemar Naves do Amaral, o diretor de assuntos profissionais, Fernando Paceli Neves de Siqueira, o diretor social, Jorge Temer Merhi e o diretor de Atendimento ao Associado, Célio Ribeiro Barros.

Ainda integram a nova gestão da AMG, o diretor de Marketing, Weimar da Silva Rocha Vidal, o diretor de Regionais, Rodrigo Santos Beze, o diretor do Departamento de Convênio, Gilson Ramos Cassem, o diretor de Assuntos Contratuais do  Departamento de Convênios, Élio Caetano de Assis, o diretor de Esportes Lucas, Cordeiro de Azevedo, o diretor de Patrimônio, Jefferson Soares Martins, a diretora de Patrimônio Adjunto, Lana Bezerra Fernandes Camâra, o delegado efetivo, João Bosco Machado da Silveira e o delegado suplente, Syd de Oliveira Reis.

Homenagens

A live deste domingo integra programação do Cremego em comemoração ao Dia do Médico, que começou na quinta-feira (15/10), com a inauguração de memorial em homenagem aos médicos que foram vítimas da Covid-19.

Caiado, que também participou da solenidade de quinta-feira, na ocasião anunciou que o Governo do Estado pretende construir um grande monumento em praça pública na capital para homenagear os profissionais da saúde. O governador disse esperar a chegada da vacina para que a homenagem a esses verdadeiros heróis possa ser feita à altura, reunindo familiares, amigos e colegas de área. “Jamais serão esquecidos”, disse Caiado. 

As celebrações do Cremego também incluem a entrega de troféus e diplomas às famílias dos médicos que morreram em decorrência da Covid-19 e divulgação de mensagens nas redes sociais em homenagens aos profissionais da medicina. Essas ações estão previstas para ocorrer ao longo dos próximos dias.

Foto: Reprodução

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Fonte: Portal Goiás

Curtir isso:

Curtir Carregando…

Fonte: fogocruzadodf.com.br/goias-e-entorno/portal-goias-o-momento-e-de-continuar-essa-luta-diz-caiado-em-comemoracao-ao-dia-do-medico

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here