imagem12 09 2020 02 09 07
imagem12 09 2020 02 09 07
Desde 2014 o teatro está fechado ao público | Foto: Acácio Pinheiro / Agência Brasília

O Banco de Brasília (BRB) assinou nesta sexta-feira (11) um protocolo de intenções com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) para fazer a análise financeira das ações de revitalização do Teatro Nacional Claudio Santoro. Patrimônio tombado, o teatro é referência cultural e arquitetônica do Distrito Federal, além de relevante ponto turístico do conjunto urbanístico de Brasília.

“O Teatro Nacional é um símbolo da cidade e patrimônio da cultura nacional. O apoio do BRB ao projeto reforça o nosso compromisso em darmos uma contribuição efetiva para a revitalização desse importante instrumento de acesso à cultura e ao turismo do DF”Paulo Henrique Costa, presidente do BRB

Nos termos do protocolo firmado, caberá à Secec disponibilizar as diretrizes para revitalizar o Teatro Nacional, além de fornecer acesso a toda a documentação disponível com este propósito. Também é responsabilidade da secretaria apoiar a interação entre as demais áreas envolvidas no desenvolvimento das ações previstas.

À Novacap compete todo o processo de execução da obra, o que abrange contratação do projeto, orçamento, fiscalização, licitação, gerenciamento da obra, apresentação de plano de trabalho e informações técnicas.

A assinatura do protocolo de intenções foi realizada na sede do BRB e contou com a presença, além do presidente do banco, Paulo Henrique Costa, do secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues da Silva, e do presidente da Novacap, Fernando Rodrigues Ferreira Leite.

História

Com projeto arquitetônico desenhado por Oscar Niemeyer, o Teatro Nacional teve construção iniciada em julho de 1960 e inauguração 21 anos depois, em 1981. Desde 2014 o espaço está fechado ao público.

“O BRB faz parte da história de Brasília.  O Teatro Nacional é um símbolo da cidade e patrimônio da cultura nacional. O apoio do BRB ao projeto reforça o nosso compromisso em darmos uma contribuição efetiva para a revitalização desse importante instrumento de acesso à cultura e ao turismo do Distrito Federal”, apontou o presidente do BRB.

Leia também

imagem12 09 2020 02 09 11
imagem12 09 2020 02 09 11

Pontos turísticos ganham atenção especial na Semana da Pátria

imagem12 09 2020 02 09 13
imagem12 09 2020 02 09 13

Do Planetário ao Cine Drive-In: conheça a cultura de Brasília sem sair de casa

Para o secretário de Cultura, a assinatura do protocolo entre as três instituições representa mais um importante passo em direção à recuperação do teatro. “Esse é um passo decisivo para que possamos reabrir as cortinas de um dos palcos mais importantes do Brasil. O Teatro Nacional passa a integrar as prioridades do governo do Distrito Federal para dar início a uma nova fase de transformação do país, quando finalmente superarmos a crise da pandemia. A cultura é a alma do povo, e Brasília, patrimônio da Humanidade”, destacou Bartolomeu Rodrigues da Silva.

“Há 70 anos o grande Niemeyer desenhou esse projeto. Agora, cabe a nós, a revitalização. É uma honra e, ao mesmo tempo, uma grande responsabilidade. O objetivo é devolver a Brasília este espaço tão rico – seja em histórias, seja em cultura. Um local que é uma das marcas da nossa capital”, emendou Fernando Leite.

 

* Com informações do Banco de Brasília

Fonte: www.xn--flashdenotcias-9lb.com.br/2020/09/12/uniao-de-forcas-para-reformar-o-teatro-nacional-agencia-brasilia

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here