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A srie Project Cars surgiu ainda em 2015 aps uma a comunidade se movimentar para levantar fundos para o seu desenvolvimento. Assim, o primeiro jogo da srie chamou a ateno de milhares de fs de simuladores de carros, que na poca estavam a procura por uma opo divertida para computadores.

O jogo chegou a fazer bastante sucesso e ganhou at uma sequncia, que melhorou diversos aspectos e fez a franquia Project Cars ser ainda mais reconhecida e respeitada. Agora, em 2020, Project Cars 3 acaba de ser lanado para PCs, PlayStation 4 e Xbox One. O Olhar Digital pde testar o jogo e te conta a seguir o que achou dele!

Apresentao, grficos e modos de corrida

Assim como os seus antecessores, Project Cars 3 no traz nenhuma “histria” e apenas te coloca no papel de um piloto que deseja se consagrar nas pistas. Por se tratar de um jogo de corrida em que voc estar mais focado em evoluir, claro, isso perfeitamente aceitvel e no d nenhum ponto negativo para o jogo.

J o grande destaque do jogo fica com o modo “Carreira”, que praticamente onde voc passar a maior parte do tempo correndo para obter experincia e dinheiro, itens que comentaremos mais frente. Alm deste modo, que considerado o principal, voc tambm tem:

  • Modo multijogador para corridas em tempo real contra outros jogadores;
  • Modo rivais em que voc dever superar o tempo de seus adversrios na pista
  • Modo de corrida personalizada em que voc pode correr em qualquer pista do jogo.

Pessoalmente, alm do modo carreira, quem me agradou bastante foi o modo rivais, que faz voc buscar o acerto do carro certo para poder ganhar alguns milsimos de segundo e te fora a conhecer os trajetos do jogo. J algo que me incomodou em qualquer modo, que para correr neles com outros carros, voc precisa ter comprado o veculo no modo carreira.

Ns at entendemos que no modo carreira faz sentido voc no poder sair com qualquer carro para ter uma “progresso” dentro do jogo que te prender a ateno. Entretanto, ao menos no modo de corrida personalizada, era necessrio voc ter qualquer veculo a disposio, uma vez que a inteno nele justamente voc treinar algo especfico para saber se te agradar ou no. Aqui, vale lembrar, no Project Cars 2 e em outros jogos de corrida, isso algo extremamente comum.

Por fim, na questo grfica, o Project Cars 3 acaba sendo um jogo bem bonito. De forma geral, a parte exterior dos carros, na maior parte do tempo, acaba sendo detalhada e conta com bons efeitos. Somente nos cockpits dos carros que ns notamos um pequeno downgrade do jogo, j que nem todos eles esto com texturas muito bem definidas.

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Os carros, seus ajustes e upgrades

Se h um aspecto em que Project Cars 3 dificilmente deixa a desejar em seu nmero de carros, uma vez que seu acervo bem generoso. No total, o jogo conta com aproximadamente 200 veculo, que precisam ser comprados no “Showroom” e contam com algumas opes para terem seu visual personalizado.

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Alm da parte mais “cosmtica”, em Project Cars 3, alm de voc comprar novos carros, tambm possvel fazer upgrades neles. Esta parte apesar de ter seu apelo no deve agradar a fs de simuladores, uma vez que ela bem rasa e os upgrades so “simplificados” em comparao a realidade e do um tom bem arcade para o jogo, que acaba no se saindo bem.

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No apenas melhorias, mas ajustes tambm podem ser feitos nos carros durante as corridas, o que lhe permite, por exemplo, perder menos tempo em uma curva ou ganhar acelerao em uma reta. Se comparado ao sistema de Project Cars 2, aqui, ns vemos uma regresso no sistema, que est menos intuitivo, apesar de ter menos opes. No apenas isso, alguns desses ajustes precisam ser desbloqueados, o que no algo que faz muito sentido, j que voc est apenas mudando um aspecto/configurao do carro e no comprando um item para isso.

Sistema de progresso do piloto

Para destravar os itens dentro de Project Cars 3, tudo feito atravs de um sistema de progresso do piloto e com dinheiro do prprio jogo, ou seja, felizmente, no existem micro transaes, ao menos no momento da publicao desta anlise. Para voc evoluir como piloto e ganhar nveis, alm de ganhar campeonatos, voc dever atender a pequenos objetivos, que mudam de acordo com cada corrida.

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Estes objetivos, de forma geral, so em sua maioria fceis de serem alcanados, mas lhe garantem apenas experincia. Assim, o “dinheiro” do jogo s obtido mesmo ao vencer determinados campeonatos ou ao passar de nvel, o que faz voc demorar at conseguir comprar novos carros ao mesmo tempo em que faz upgrades para se manter competitivo. Aqui, ainda vale notar, alguns objetivos esto com tradues erradas, por exemplo, alguns que pedem para voc manter na liderana por 3 voltas, enquanto a corrida s tem 1 volta.

Alm do dinheiro para comprar os carros, voc tambm precisa ter um “nvel de piloto” para desbloque-los. Este nvel, como informamos mais acima, obtido ao ganhar corridas, mas tambm ao fazer ultrapassagens e outras manobras enquanto est dirigindo.

Jogabilidade e fsica polmica

A srie Project Cars sempre foi bastante reconhecida por sua fsica e elementos realistas, apesar de ser considerada um Simcade (simulador com elementos arcade) por muitos jogadores. O primeiro jogo, inclusive, era considerado muito difcil para ser jogado em um controle e Project Cars 3 muda isso drasticamente, mas no exatamente para o melhor.

Por j ter uma certa experincia com jogos de corrida, eu sempre prefiro jog-los tanto no volante quanto no joystick com todas as assistncias desligadas para realmente estar no controle completo do carro. E nessa parte, felizmente, o Project Cars 3 traz opes tanto para quem deseja ou no jogar com as assistncias.

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Agora, ao entrar no mrito da jogabilidade em si, Project Cars 3 se difere bastante de seus antecessores e acaba sendo bem arcade tanto em seus controles quanto em sua fsica. Antes, por exemplo, em Project Cars 2, voc precisava estar atento a todas caractersticas de seu carro como a temperatura dos pneus, danos e outros itens.

J em Project Cars 3, voc no tem muitos elementos que devem ser cuidados, a no ser pelos ajustes do carro, que fazem uma diferena, mas no so mais to essenciais quanto no passado. Mesmo ao manter o gatilho do acelerador pressionado no mximo, em muitos momentos no tive quaisquer dificuldades de manter o carro na pista, isto sem assistncias.

Para quem tiver uma chance de testar esse jogo, apenas como um pequeno teste, pode deixar o acelerador pressionado ao mximo na hora da largada e comparar o que ocorre nele e em seu antecessor. Enquanto em Project Cars 1 ou 2 voc teria rodado, em Project Cars 3, o cseu carro sair praticamente em uma linha reta.

Apesar disso, o Project Cars 3, em alguns momentos, ainda um simulador e no deixar que voc faa, por exemplo, qualquer curva em alta velocidade. Assim, mesmo sendo fcil de ser controlado, o jogo ainda tenta te trazer alguma dificuldade, o que pode agradar quem est querendo comear a se aventurar em jogos simuladores.

Alm do problema da jogabilidade, algo que no me agradou muito em Project Cars 3 foi a sua fsica, que parece ignorar alguns aspectos. Por exemplo, em praticamente qualquer corrida, os corredores tentaro se aproveitar do vcuo para fazer ultrapassagens, j aqui, o jogo at d um aviso que voc “est na cola”, mas o vcuo em si no funciona e voc no conseguir se aproveitar dele para tentar uma ultrapassagem.

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Uma mudana interessante no Project Cars 3 fica por conta do seu sistema de “guia de pista”, que agora ao invs de mostrar todo o caminho a ser corrido, te mostra apenas algumas zonas cruciais. Pessoalmente, at gostaria de ter acesso as duas opes, mas achei esse novo modo um bom jeito de ensinar a pilotos novatos a zona de frenagem e acelerao.

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Ainda nas corridas, existem mais alguns pontos que no fazem muito sentido e que te penalizam de uma forma injusta. Por exemplo, o jogo te d pontos de experincia por fazer uma “ultrapassagem suja”, mas te penaliza por ter encostado nem que seja um pouco do pneu fora da pista. Aqui, at entendemos ser penalizados, mas o jogo te deixa como um “fantasma”, que te faz perder inmeras posies, enquanto ele poderia simplesmente pedir para ceder a posio obtida ilegalmente.

J ao jogar o Project Cars 3 no volante, a fsica do jogo continua a mesma e o carro bem fcil de ser controlado. Ao ter testado ele com um volante G29 da Logitech, a resposta do forcefeedback estava bem aceitvel, mas eu tive que fazer alguns ajustes em sua fora, que no valor padro estava fraca. O nico ponto que poderia ser melhorado aqui na hora de passar um pouco mais de informaes da pista, por exemplo, ao tocar o pneu do carro na zebra, o volante quase no tremia.

Performance e desempenho

O Project Cars 3 foi testado por ns do Olhar Digital em um PC com um processador i5 9600k, 16 GB de memria RAM DDR4 e uma GTX 1060 com 6 GB de memria. A performance do jogo ficou bem aceitvel com os grficos configurados no alto e certos detalhes no mdio, entretanto, em corridas a noite, alguns stutterings foram notados.

Concluso

O Project Cars 3 um jogo de corrida decente e que conta com bastante contedo para manter a ateno de seus jogadores por horas. O nmero de carros e pistas para serem desbloqueados bem generoso e voc gostar de tentar superar todos os objetivos de cada corrida, nem que tenha que repeti-las para isso.

Ainda assim, a grande verdade, que ao invs de se chamar Project Cars 3, este jogo deveria ter sido lanado com um novo nome ou at mesmo como um spin-off da srie e no como uma continuao direta, j que ele traz mudanas bem drsticas. O Project Cars 3 pode ser considerado um bom jogo para quem est querendo um ttulo de corrida bem casual e acessvel para novos jogadores, mas acabar desagradando quem estava esperando por um simulador de automobilismo, algo que era uma caracterstica marcante da srie.

A Bandai Namco enviou uma chave do game para que o Olhar Digital pudesse test-lo em um PC.

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Fonte: fogocruzadodf.com.br/tecnologia/2020/09/11/jogo-diverte-mas-nao-agradara-fas-da-serie

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