ANÚNCIO

Escavações arqueológicas em Israel constantemente se tornam notícia por conta de achados que reiteram, direta ou indiretamente, a narrativa dos livros bíblicos. Uma das mais recentes descobertas envolve centenas de moedas de ouro e traz luz sobre a interação entre sociedades centenas de anos depois da morte de Jesus Cristo.

ANÚNCIO

A descoberta de 425 moedas de ouro, datadas de 1.100 anos atrás, foi feita pelo adolescente Oz Cohen, que realizava um trabalho voluntário nas escavações conduzidas pelo Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA) antes de cumprir o período de serviço militar obrigatório no país.

“Quando cavei o solo, vi o que pareciam ser folhas muito finas. Mas quando olhei de novo, vi que eram moedas de ouro”, contou o jovem, de acordo com informações do portal Aventuras na História.

A época atribuída ao achado é marcada pelo Califado Abássida, o terceiro governo monárquico islâmico que foi sediado no território de Bagdá, no Iraque, após a derrubada do Califado Omíada, que tinha Damasco como capital.

ANÚNCIO

De tão rara, a descoberta foi anunciada pela Autoridade de Antiguidades de Israel, mas sem a revelação do local exato das escavações, como forma de proteger o sítio arqueológico. Os diretores das expedições, Liat Nadav-Ziv e o Dr. Elie Haddad, afirmaram que trata-se de um capítulo singular da história da arqueologia no país.

ANÚNCIO

“Quase nunca encontramos ouro em escavações arqueológicas, pois ele sempre foi extremamente valioso, derretido e reutilizado de geração em geração”, disseram os arqueólogos, acrescentando que, com pouco mais de 800 gramas, as moedas encontradas seriam de uma quantia significativa no final do século IX.

O doutor Robert Kool, especialista em moedas da IAA, afirma que o tesouro é composto por dinares de ouro inteiros e “cerca de 270 pequenos fragmentos de ouro, pedaços de dinares cortados para servir como troco”.

A compreensão é de que um dos cortes menores encontrados, cunhado em Constantinopla, é especialmente raro e nunca havia sido encontrado nada parecido em escavações no território israelense.

ANÚNCIO

Os especialistas apontam que as moedas encontradas tinham um importante papel comercial: “Esta descoberta pode indicar que houve comércio internacional entre os residentes da área e áreas remotas”, explicaram.

ANÚNCIO

Fonte: noticias.gospelmais.com.br/moedas-ouro-israel-luz-pos-cristo-139095.html

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here