Operação Rumple: PF cumpre mandados contra fraudes em licitações e contratos em obras públicas no estado   JM NOTÍCIA
Operação Rumple: PF cumpre mandados contra fraudes em licitações e contratos em obras públicas no estado JM NOTÍCIA
Operação Rumple: PF cumpre mandados contra fraudes em licitações e contratos em obras públicas no estado JM NOTÍCIA

Mandados foram determinados pela Justiça Federal do Tocantins. Investigação é um desdobramento da Operação Ápia, iniciada em 2016 pela Polícia Federal.

A Polícia Federal cumpre na manhã desta terça-feira (30) seis mandados de busca e apreensão em uma nova operação contra fraudes em licitações e contratos em obras de infraestrutura no Tocantins. A ação foi chamada de Rumple e é um desdobramento da operação Apia,  que apurou desvios de mais de R$ 200 milhões em obras públicas estaduais. Nesta nova fase são investigados pagamentos de propina e lavagem de dinheiro.

São cerca de 30 Policiais Federais cumprindo os mandados expedidos pela 4ª Vara Federal do Tocantins. A maioria das ações está concentrada no Distrito Federal. A PF informou que nova fase tem como objetivo validar declarações prestadas em delações premiadas durante as investigações da Operação Ápia.

Conforme a Polícia Federal, a investigação apura o pagamento de vantagens indevidas para garantir o direcionamento de contratos e o desvio de recursos destinados a obras públicas no Tocantins. O principal alvo é o núcleo apontado como responsável pelo processo de lavagem do dinheiro das propinas.

+ Site conservador é alvo de busca e apreensão pela Polícia Federal em Brasília

Os investigados supostamente simulavam a origem e destinação do dinheiro através de sucessivas operações financeiras e empresas que seriam de fachada. O valor dos pagamentos investigados nesta investigação ultrapassa R$ 10 milhões.

Com estes novos mandados a polícia informou que busca coibir a continuidade das ações criminosas, delimitar a conduta dos investigados, além de identificar e recuperar verbas frutos dos desvios. Os investigados poderão responder por corrupção ativa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa.

Ainda de acordo com a polícia, o nome da operação é uma referência ao personagem de um conto, também conhecido como Rumpelstiltskin, que transformava palha em ouro.

(Com G1)

Relacionado

Comentários

Atenção! Os comentários do Jornal Fogo Cruzado DF são via Facebook, lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios podem ser denunciados por outros usuários, acarretando até mesmo a perda da conta do Facebook.

imagem30-06-2020-14-06-01
imagem30-06-2020-14-06-01

Fonte: fogocruzadodf.com.br/noticias/mundo/operacao-rumple-pf-cumpre-mandados-contra-fraudes-em-licitacoes-e-contratos-em-obras-publicas-no-estado-jm-noticia

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here