Deputados querem saber se governo ajudou Weintraub a ir para os EUA
Deputados querem saber se governo ajudou Weintraub a ir para os EUA
Deputados querem saber se governo ajudou Weintraub a ir para os EUA

Deputados federais protocolaram requerimentos de pedidos de informação sobre a ida do ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, para os Estados Unidos. Os parlamentares questionam o governo se, na viagem, Weintraub usou alguma das prerrogativas do cargo, já que viajou ainda nomeado como ministro.  

Parlamentares falam em fuga e criticam uso de passaporte diplomático por Weintraub

O deputado Alexandre Padilha (PT-SP) protocolou nesta segunda-feira (22) um requerimento de informação em que questiona os arranjos feitos para que a viagem do ex-ministro ocorresse. Entre as dúvidas estão qual teria sido a missão oficial que Weintraub teve de cumprir no cargo de ministro nos Estados Unidos; se o MEC custeou a passagem aérea, bem como as diárias, e se a viagem foi autorizada pelo presidente da República Jair Bolsonaro.

Leia mais

MEC confirma que Weintraub está nos Estados Unidos

20 jun, 2020

Grupo envia carta ao Banco Mundial desaconselhando indicação de…

19 jun, 2020

Conforme o Congresso em foco noticiou no último sábado (20), parlamentares consideraram que a saída do ex-ministro do país teve a intenção de fuga e criticaram o possível uso do passaporte especial concedido a ministros horas antes de ser exonerado do cargo. Weintraub deixou o país na noite de sexta (19) e, após o desembarque nos Estados Unidos, a exoneração que já havia sido anunciada na quinta (18), foi oficializada com a publicação no Diário Oficial da União (DOU), no sábado.

A assessoria do ministério confirmou que Weintraub desembarcou nos Estados Unidos ainda no cargo de ministro, já que a exoneração não tinha sido publicada no DOU.

O deputado Ivan Valente (Psol-SP) encaminhou, no sábado (20), um pedido de informações ao MEC em que solicita respostas quanto aos “dados sobre o dia da reserva, aquisição e os valores efetivamente pagos” para a realização da viagem; qual foi o passaporte apresentado e se foi utilizada a aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) para “efetivar parte ou todo o seu deslocamento para Miami”. Ivan Valente também solicitou ao Comando da Aeronáutica (Comaer) todas as informações relativas ao uso de aeronave da FAB por Weintraub desde a posse até o último dia no cargo.

Veja a íntegra do requerimento de informação do deputado Alexandre Padilha

Veja a íntegra da solicitação de informação feita por Ivan Valente 

imagem22 06 2020 20 06 14
imagem22 06 2020 20 06 14

Continuar lendoConteúdo Bloqueado

Ajude-nos a crescer! Compartilhe esta matéria com seus amigos no Facebook clicando no botão abaixo para desbloquear o conteúdo automaticamente. Compartilhar é grátis!

Clicando no botões você concorda com os termos de uso e política de privacidade

Compartilhe isso:

Curtir isso:

Curtir Carregando…

Fonte: xn--flashdenotcias-9lb.com.br/noticias/politica/deputados-querem-saber-se-governo-ajudou-weintraub-a-ir-para-os-eua-congresso-em-foco

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here