Justiça do Rio de Janeiro suspende nomeação de presidente do Iphan
Justiça do Rio de Janeiro suspende nomeação de presidente do Iphan
Justiça do Rio de Janeiro suspende nomeação de presidente do Iphan

A Justiça Federal do Rio de Janeiro suspendeu, nesta quinta-feira (10), os efeitos da nomeação e da posse de Larissa Rodrigues Peixoto Dutra para o cargo de presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), feita no mês passado em decreto assinado pelo ministro da Casa Civil, Braga Netto.

Movida pelo deputado federal Marcelo Calero (Cidadania-RJ), a ação popular foi deferida pelo juiz Adriano de França, da 28ª Vara Federal. Segundo o texto da decisão (confira aqui na íntegra), Larissa não tem formação, nem experiência profissional compatíveis com o cargo.

França afirmou que Larissa Dutra “não possui qualificação compatível com o cargo de Presidente do Iphan, pois não preenche técnica e moralmente nenhum dos requisitos exigidos. O cargo deve ser preenchido por agente com formação técnico-profissional compatível com a área de estudo e conhecimento do patrimônio cultural, que demanda conhecimento especializado”.

> Cadastre-se e acesse de graça, por 30 dias, o melhor conteúdo político premium do país De acordo com o Ministério Público Federal, que encaminhou a manifestação movida por Calero, Larissa Dutra é graduada em Turismo e Hotelaria pelo Centro Universitário do Triângulo e cursa  pós-graduação em gestão estratégica de marketing, planejamento e inteligência competitiva. Larissa, que é servidora do Ministério do Turismo, assumiu a presidência após o órgão ficar cinco meses sem um titular, desde a exoneração de Kátia Bogéa. França entendeu ainda que Larissa possui formação incompatível com a qualificação técnica para qual foi nomeada, ressaltando a inexistência de título de mestrado ou doutorado e experiência profissional. “Houve afronta aos princípios da legalidade e da eficiência da atividade administrativa, bem como desvio de finalidade, uma vez que a nomeada não possuiria diversos requisitos preestabelecidos para o cargo”. > “Ufa!”: Regina Duarte comemora exoneração do governo 20 dias após anúncio

imagem11 06 2020 23 06 44
imagem11 06 2020 23 06 44

Continuar lendoConteúdo Bloqueado

Ajude-nos a crescer! Compartilhe esta matéria com seus amigos no Facebook clicando no botão abaixo para desbloquear o conteúdo automaticamente. Compartilhar é grátis!

Clicando no botões você concorda com os termos de uso e política de privacidade

Compartilhe isso:

Curtir isso:

Curtir Carregando…

Fonte: xn--flashdenotcias-9lb.com.br/noticias/politica/justica-do-rio-de-janeiro-suspende-nomeacao-de-presidente-do-iphan-congresso-em-foco

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here