Parlamento holandês rejeita acordo com Mercosul por desmatamento na Amazônia
Parlamento holandês rejeita acordo com Mercosul por desmatamento na Amazônia
Parlamento holandês rejeita acordo com Mercosul por desmatamento na Amazônia

O parlamento holandês rejeitou, nesta quarta-feira (3), a adesão do país ao acordo entre a União Europeia e o Mercosul. Um dos principais pontos alegados pelos parlamentares contrários à proposta é que o acordo causaria concorrência desleal entre os produtores agropecuários dos dois países porque, no Brasil, a produção não segue os mesmos padrões de respeito ao meio ambiente.

Segundo registro no site do banco ING, o argumento ambiental, que levou em conta o aumento das taxas de queimadas e desmatamento na Amazônia, uniu o discurso de deputados ambientalistas aos que defendiam os interesses dos produtores locais, que estavam preocupados com a entrada do Brasil, especialmente no mercado de carne e açúcar.

Mesmo com a rejeição do parlamento, o governo da Holanda pode ratificar o acordo, mas, segundo a reportagem do ING, isso tem um custo político para o governo. Por outro lado, se não acatar o acordo, a Holanda enfrentará resistências na União Europeia, que negociou o acordo com o Mercosul por mais de duas décadas.

Leia mais

Europa pretende fechar fronteiras para evitar contágio por Covid-19

16 mar, 2020

Desmatamento na Amazônia ameaça acordo entre Mercosul e UE, diz…

4 mar, 2020

A discussão sobre a perda de negócios internacionais em decorrência da agenda contrária à conservação ambiental no governo Jair Bolsonaro não é novidade. O próprio ministro Paulo Guedes, da Economia, já havia sido pressionado sobre o tema no Fórum Econômico mundial de Davos, realizado no começo do ano.

> “Oportunismo criminoso”: servidores pedem saída de Salles do Ministério

 

imagem04 06 2020 07 06 38
imagem04 06 2020 07 06 38

Continuar lendo

Conteúdo Bloqueado

Ajude-nos a crescer! Compartilhe esta matéria com seus amigos no Facebook clicando no botão abaixo para desbloquear o conteúdo automaticamente. Compartilhar é grátis!

Clicando no botões você concorda com os termos de uso e política de privacidade

Compartilhe isso:

Curtir isso:

Curtir Carregando…

Fonte: xn--flashdenotcias-9lb.com.br/noticias/politica/parlamento-holandes-rejeita-acordo-com-mercosul-por-desmatamento-na-amazonia-congresso-em-foco

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here