Maria Rosas debate direitos da pessoa com deficiência no período de pandemia
Maria Rosas debate direitos da pessoa com deficiência no período de pandemia
Maria Rosas debate direitos da pessoa com deficiência no período de pandemia

Maria Rosas debate direitos da pessoa com deficiência no período de pandemia
Maria Rosas debate direitos da pessoa com deficiência no período de pandemia

Deputada participou de videoconferência com especialistas para tratar de medidas de prevenção e políticas públicas para pessoa com deficiência no período da pandemia

Brasília (DF) – A deputada federal Maria Rosas (Republicanos-SP) participou, nesta terça-feira (14), de reunião, por videoconferência, com a Comissão em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência junto à Comissão Externa de Combate a Covid-19.

Na pauta, parlamentares, convidados especialistas nas áreas da saúde e secretários do governo debateram sobre os cuidados, medidas de prevenção e políticas públicas voltados para a pessoa com deficiência no período da pandemia. “É urgente que se reforce a testagem da Covid-19 em pessoas com deficiência, além da prioridade no atendimento e vacinação”, afirmou deputada.

De acordo com o Ministério da Saúde, o exame de detecção do vírus não deve ser feito de forma indiscriminada, aos primeiros sintomas clínicos, e sim em pacientes com quadro sintomático.

Hoje, o Brasil tem 45 milhões de pessoas com deficiência, de acordo com dados de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essas pessoas estão mais vulneráveis ao coronavírus e uma parte delas também está no grupo de risco.

“Muitas vezes, pessoas com deficiência visual precisam se apoiar em móveis ou paredes e, se estes locais não estiverem limpos, o risco de contaminação é maior. Outros precisam do auxílio de cuidadores, que devem estar atentos as medidas de prevenção”, explicou a parlamentar.

Durante a reunião, a deputada mencionou que apresentou indicação aos ministros da Economia e da Cidadania solicitando adaptação na plataforma do aplicativo do auxílio emergencial para atender pessoas com deficiência visual e auditiva.

A republicana também apresentou emenda ao PL 873/20, que trata de algumas mudanças no auxílio emergencial, para que as pessoas com deficiência não tenham seus benefícios diminuídos e nem cancelados durante a pandemia. A Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD), ligada ao Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, publicou uma cartilha com esclarecimentos sobre o coronavírus. O documento traz, em linguagem acessível, orientações de prevenção para pessoas com doenças raras e diferentes tipos de deficiência – física, visual, auditiva, intelectual e surdocegueira.

Entre os especialistas convidados para a reunião, estiveram a professora da Faculdade Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Medicina Física e Reabilitação, ex-Secretária Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência/SDH, dra. Izabel de Loureiro; o psiquiatra, diretor técnico do Centro de Atenção Integrada em Saúde Mental da Unifesp, dr. Rafael Bernadon; o presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com deficiência (CONADE), Marco Castilho; a secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Priscilla Gaspar; o coordenador Geral da Saúde da Pessoa com Deficiência no Ministério da Saúde, Ângelo Gonçalves e a secretária Nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania, Mariana Neris.

Texto: Ascom – deputada federal Maria Rosas Foto: Douglas Gomes Edição: Agência Republicana de Comunicação (Arco)

 

Relacionado

Comentários

Atenção! Os comentários do Jornal Fogo Cruzado DF são via Facebook, lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios podem ser denunciados por outros usuários, acarretando até mesmo a perda da conta do Facebook.

imagem16-04-2020-18-04-08
imagem16-04-2020-18-04-08

Fonte: fogocruzadodf.com.br/noticias/brasil/politica/maria-rosas-debate-direitos-da-pessoa-com-deficiencia-no-periodo-de-pandemia

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here